Avião solar conclui 1ª etapa de sua volta ao mundo

Aeronave levou 13 horas e dois minutos para completar o trajeto até Mascate, a capital de Omã

| seg, 09/03/2015 - 15:03
Compartilhar:

O avião Solar Impulse 2, movido exclusivamente a energia solar, aterrissou nesta segunda-feira à noite em Omã (horário local), ao final da primeira etapa de sua volta ao mundo, indicou um fotógrafo da AFP no local.

A aeronave revolucionária, que não utiliza nenhum combustível, decolou às 7h12 locais (0h12 de Brasília), antes do nascer do sol, no pequeno aeroporto de Al Bateen, na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Levou 13 horas e dois minutos para completar o trajeto até Mascate, a capital de Omã.

Nesta primeira etapa, o suíço André Borschberg pilotou o aparelho. Seu compatriota Bertrand Piccard pilotará na próxima etapa, entre Mascate e Ahmedabad, na Índia.

A volta ao mundo em 12 etapas é o resultado de 13 anos de pesquisas de Borschberg e Piccard, que além da façanha científica querem transmitir uma mensagem política.

A aeronave está coberta com mais 17.000 células solares que cobrem asas de 72 metros e alimentam seus quatro motores elétricos de hélice.

Mas o SI2, concebido em fibra de carbono, não pesa mais de 2,5 toneladas, tanto quanto um jipe com tração nas quatro rodas, menos de 1% do peso do Airbus A380.

No total, o avião percorrerá 35.000 km a uma velocidade relativamente modesta (entre 50 e 100 km/h) e sobrevoará dois oceanos, Pacífico e Atlântico.

A viagem, a 8.500 metros de altitude no máximo, vai durar cinco meses, sendo 25 dias de voo efetivo.

"Queremos compartilhar nossa visão de um futuro limpo", declarou Piccard, para quem esta missão deve contribuir para a luta contra o aquecimento global.

Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando