Temer garante nova vitória e ficará até dezembro de 2018

Edmar Lyra, | qui, 26/10/2017 - 09:47
Compartilhar:

Em menos de noventa dias o presidente Michel Temer teve que enfrentar duas denúncias para permanecer no cargo. Na primeira, ele acabou vitorioso com 263 votos a seu favor, e havia grande expectativa para a votação de ontem, não a respeito do resultado final, apenas sobre de quanto seria a margem do presidente que tinha a vitória encaminhada.

O dia de ontem foi um dia atípico, pois havia forte expectativa se ocorreria a votação da denúncia ou se ela seria adiada. Inclusive a dúvida se agravou quando o presidente, por volta de meio-dia teve que ser internado por conta de um problema urológico. Como Temer é o principal articulador do governo, sua ausência abriu rumores para o adiamento da votação, fato que não se confirmou.

Mesmo internado, o presidente acabou atingindo 251 votos pelo arquivamento da denúncia, e sepultando a última flechada desferida contra o seu governo pelo ex-PGR Rodrigo Janot. A vitória, com margem menor que a primeira denúncia, deu a sobrevida necessária para que Temer possa conduzir o Brasil a mares mais calmos.

Apesar de muitos apontarem para a diminuição do número de votos a favor do presidente, é pertinente reconhecer que atingir quase cem votos a mais do que os necessários para arquivar a denúncia para qualquer governo seria difícil, e para um governo com apenas 3% de ótimo/bom, a situação era ainda mais complicada. Temer conseguiu vencer mais uma batalha no Congresso, tendo quase 100% de aproveitamento nas votações de interesse do governo.

O presidente, novamente vitorioso, ficará até 31 de dezembro de 2018 e terá a missão de garantir a retomada da economia que vem se recuperando mês após mês. Não dá pra diminuir a vitória de Temer ontem. Ele novamente deu aula de como se lida com os parlamentares e por mais críticas que existam quanto aos mecanismos utilizados, é sempre importante frisar que todos os meios fazem parte da legalidade e não há nenhuma moeda de troca que não foi utilizada em outrora pelos seus atuais opositores.

Destino - Após oficializar a sua saída do PSB, o ministro de Minas e Energia Fernando Filho deverá ter como destino o Democratas do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia. A entrada no partido, em comum acordo com o presidente Michel Temer, tem o objetivo de garantir o apoio do DEM a candidatura de Fernando Bezerra Coelho a governador pelo PMDB em 2018.

Desagregador - O ministro da Educação Mendonça Filho novamente fez jus a sua fama de desagregador quando rompeu com um prefeito da Região Metropolitana exclusivamente por questões provincianas. Mendonça até faz um bom trabalho no MEC e tem grande capacidade de gestão, mas não consegue agregar as pessoas construindo pontes, pelo contrário, ele é adepto a construir muros.

PSDB - O diretório estadual do PSDB marcou para o dia 5 de novembro a convenção do partido que  escolherá a nova executiva. Presidido pelo deputado estadual Antônio Moraes, o partido será comandado pelo ministro das Cidades Bruno Araújo, que é deputado federal licenciado. Durante o período em que presidiu o PSDB, Antônio Moraes conquistou a simpatia e o respeito de quase todos os seus correligionários, menos o de seu adversário Elias Gomes.

Visita -  Na última terça-feira (24), a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, acompanhada do secretário municipal de governo, Romero Sales, e do chefe de gabinete, Marco Antônio, recebeu a visita do presidente de Suape, Marcos Baptista, que agregou ideias e projetos para alavancar ainda mais a economia da região. Para ajudar no desenvolvimento do município, ele se colocou a disposição do Poder Público Municipal. Também participou da reunião, o coordenador jurídico de Suape, Pedro Pontes.

RÁPIDAS

Imóveis - O prefeito do Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira assinou decreto que libera a construção de 27 empreendimentos imobiliários na orla dos bairros de Piedade e Candeias. O ato aconteceu durante o lançamento do projeto Jaboatão Invest, com a presença de empresários da construção civil e do ramo imobiliário. A previsão é de um investimento acima de R$ 620 milhões e a expectativa do setor é de que sejam gerados 16 mil empregos diretos e indiretos.

Potencial - Considerado o melhor prefeito da história do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral tem plenas condições de lançar um candidato a deputado estadual e outro a deputado federal do município no ano que vem. Lula será um ator estratégico nas próximas eleições e por isso tem sido cobiçado pelo governador Paulo Câmara e pelo senador Fernando Bezerra Coelho que se enfrentarão em 2018.

Inocente quer saber - Quando o presidente Michel Temer anunciará a reforma tributária?

Carregando