Instalações de agência de notícias russa é revistada
Agência enfrenta atualmente sérias dificuldades relacionadas com o pagamento de salários em seus escritórios no exterior por causa da queda do rublo
As instalações da agência de notícias estatal TASS eram alvo de uma revista das autoridades nesta sexta-feira (5), anunciou um porta-voz da agência. "Há revistas em curso relacionadas com um dos colaboradores da agência. Estão vinculadas a seu local anterior de trabalho e não têm a ver com a TASS", informou à AFP a porta-voz Ekaterina Titova.
Mais antiga agência de notícias russa e fundada em 1904, TASS tem mais de 1.500 funcionários na Rússia e no exterior onde está presente em 63 países, incluindo na Coreia do Norte, um dos Estados mais reclusos do mundo.
De acordo com a imprensa russa, a agência, que celebrou com grande pompa o seu 110º aniversário em setembro passado, enfrenta atualmente sérias dificuldades relacionadas com o pagamento de salários em seus escritórios no exterior por causa da queda do rublo. Ela anunciou em janeiro a supressão de 25% da sua força de trabalho este ano por causa da crise econômica.
A agência "TASS", ou "Agência Telegráfica da União Soviética" desde 1925, foi rebatizada como agência telegráfica russa ITAR-TASS em 1992, um ano após a queda da URSS. Ela voltou em 2014 a ser TASS.