"Casa das Abelhas" reforça importância dos insetos

Projeto da Embrapa reabre meliponário e volta a receber visitantes. Polo de pesquisa e extensão tem auxiliado na capacitação de produtores de mel no Estado.

por Raiany Pinheiro sex, 11/03/2016 - 17:51

 

Para mostrar a importância do papel das abelhas no equilíbrio dos ecossistemas, a Embrapa Amazônia Oriental realizou na manhã desta sexta-feira (11), em Belém, o evento de reabertura do Meliponário Iratama, mais conhecido como "Casa das Abelhas". O evento marcou a abertura de visitação pública em 2016 e reuniu pesquisadores, produtores rurais e estudantes. 

No evento que retomou as atividades do Meliponário Iratama, foram apresentadas espécies de abelhas nativas sem ferrão estudadas pela Embrapa e a utilização de cada espécie na cadeia produtiva de alimentos. 

A "Casa das Abelhas" tem cerca de 600 metros quadrados com trilhas lúdico-pedagógicas, apresentando os insetos aos visitantes, sua dinâmica social e produtiva. O espaço também oferece visitas monitoradas que integram o projeto “Abelhas sem ferrão ensinam crianças e adultos a importância da conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais”.

Em entrevista ao portal LeiaJá, Cristiano Menezes, que é pesquisador da Embrapa na área de meliponicultura-criação de abelhas sem ferrão, falou sobre o Meliponário Iratama. "O meliponário sempre foi usado para pesquisas e atividades de transferência de tecnologia e de educação. Esse local tem uma importância muito grande na formação das pessoas e na divulgação da atividade de criação de abelhas sem ferrão  aqui da região", disse. 

O pesquisador destacou a contribuição do projeto para a capital paraense. "Por causa do projeto de meliponicultura, Belém se tornou um dos maiores polos de produção de mel de abelha sem ferrão. Hoje nós temos criadores em localidades como São João de Pirabas, Salina e Bragança, que formam uma cadeia de produtores com um grande número de colônias, que estão produzindo muito mel", informou.  

Alimentação - De acordo com Cristiano Menezes, as abelhas sem ferrão têm uma importância ecológica e economica muito grande. "Em torno de 80% das plantas precisam de polinização por abelhas. Então, as abelhas assumem o papel de principais polinizadoras das plantas silvetres. Sem elas, as plantas deixariam de produzir frutos e sementes, o que causaria o declínio das florestas. A importância economica é que 40% dos alimentos produzidos no mundo precisam de polinização por abelhas , ou seja, se não tivermos abelhas, perdemos uma grande parte da produção mundial de alimento". 

Camila Leão, pesquisadora do projeto de meliponicultura e bolsista de doutorado da Universidade Federal do Pará (UFPA), contou em entrevista ao portal LeiaJá o que o projeto representa para ela: "O projeto é uma oportunidade de sair das pesquisas do laboratório e conseguir trazer as pessoas para conhecerem a Embrapa como um todo, mas especialmente o projeto abelhas sem ferrão". 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores