Operação Bahia-Pernambuco erradica 59 mil pés de maconha
Dois plantadores da droga foram detidos
A Polícia Federal em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, com a Polícia Militar de Belém do São Francisco, Cabrobró e da Bahia (Rondesp) tem realizado uma série de ações de erradicação de plantios de maconha no Sertão pernambucano e baiano. Entre os dias 10 a 15 de maio, foram erradicados 59 mil pés, 20 mil mudas e 6 kg de maconha pronta nos municípios de Cachoeirinha, Cabrobró e Chorrochó-BA.
Duas pessoas também foram detidas na operação. Marcelo da Silva, de 32 anos, e José Laenson de Jesus, 48, foram detidos em Chorrochó-BA e autuados por semear ou cultivar plantas que são matéria-prima para preparação de drogas. Eles podem pegar de 5 a 15 anos de prisão.
Segundo a PF, essas ações são diferente das que costumam acontecer quatro vezes ao ano. Tais incursões visam flagrar cultivadores da droga, visto que os traficantes costumam não ser encontrados nos locais. “Essas ações também acabam colaborando para que os presos possam apontar os verdadeiros financiadores dos plantios a fim de que, através de investigação policial, eles também possam ser identificados e presos”, diz nota da Polícia Federal.
Os policiais consideram que o número de plantios encontrados é baixo e que isso se deve às várias operações de erradicações que têm diminuído o número de plantadores. O ciclo produtivo da cannabis costuma ser acompanhado de perto por policiais federais. De acordo com a PF, as constantes fiscalizações não tem dado tempo dos traficantes do Sertão produzirem a droga em seu pleno desenvolvimento.
Em 2015, foram 806 mil pés erradicados, 268 toneladas de maconha que deixaram de ser produzidas, e a destruição de 260 plantios, 361 mil mudas e 546 kg de maconha pronta.