Robô orienta mulheres sobre câncer de colo de útero
Campanha Força Amiga passa informações sobre prevenção do HPV através de campanha que durará três meses
Uma campanha inusitada para conscientização sobre o câncer de colo de útero começou essa semana nas unidades do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera, na cidade de São Paulo: um robô circula pelo local dando informações sobre a doença. Parte de um esforço do Movimento Força Amiga, integrado por médicos e entidades de alcance mundial, a iniciativa quer ajudar a esclarecer o tema.
Segundo Claudio Ferrari, secretário de comunicação da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a doença pode ser prevenida com vacinação contra o HPV, prevista no Programa Nacional de Imunizações e disponível gratuitamente no SUS. A campanha de vacinação é anual e tem como público-alvo meninas entre 9 e 13 anos. “É importante desmistificar essa doença. O HPV é prevalente na população e não é uma doença de quem não se cuida ou tem maus hábitos. Basta uma relação sem proteção para adquirir o HPV. Temos que trabalhar para erradicar a doença”, disse Ferrari.
As informações dadas pelos robôs podem ser acessadas nesse primeiro momento nas unidades do Poupatempo citadas. Posteriormente eles serão deslocados para estações do metrô e haverá também ampla divulgação nas redes sociais. Vale lembrar que a doença é a quarta maior causa de morte entre as brasileiras.