Morre John Young, o primeiro comandante do ônibus espacial
Young se tornou um dos astronautas mais bem-sucedidos na história do programa espacial dos EUA
O austronauta norte-americano John Young, um dos únicos 12 humanos a caminhar na lua e comandante da primeira missão do ônibus espacial da NASA, morreu nessa sexta-feira (5), devido a complicações causadas pela pneumonia. Ele tinha 87 anos.
Young se tornou um dos astronautas mais bem-sucedidos na história do programa espacial dos EUA. Ele juntou-se à Nasa em 1962. Sua primeira viagem espacial ocorreu três anos mais tarde, em 1965. O americano foi a primeira pessoa voar da terra ao espaço seis vezes e a única a comandar quatro tipos de naves.
Em nota publicada no site da Nasa, o diretor atual da agência, Robert Lightfoot, disse que o mundo perdeu um pioneiro. "A longa carreira do astronauta John Young abrangeu três gerações de voos espaciais", informou. O horário e a causa da morte de Young não foram informados.
O ex-presidente dos EUA, George Bush, ofereceu suas condolências em um comunicado. "John era mais do que um bom amigo. Ele era um patriota sem medo cuja coragem e compromisso com o dever ajudaram a nossa nação a reverter o horizonte da descoberta em um momento crítico", informou.