Belém comemora 402 anos com bolo e shows populares
Tradicional festa do Ver-o-Peso será pela manhã. No final da tarde, Estação das Docas e Portal da Amazônia recebem artistas regionais.
Belém completa 402 anos nesta sexta-feira (12), e para comemorar o aniversário da cidade a prefeitura organizou uma programação especial com missa, shows, bolo e inaugurações. A missa terá início às 8 horas na Igreja da Sé, no bairro da Cidade velha. O tradicional corte do bolo, um dos momentos mais aguardados pela população, será às 9h30, no complexo do Ver-o-Peso. Este ano, o bolo terá 20 metros de comprimento. Em seguida, ocorrerá a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, às 10h30.
O prefeito Zenaldo Coutinho participará da cerimônia de entrega de Medalhas do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, às 18h30. Iniciando a programação da noite, o Portal da Amazônia será palco da programação festiva, com shows de escolas de samba e guitarradas, às 21 horas.
A Estação das Docas também promete agitar a noite com a apresentação do projeto Pôr do Som, com muito carimbó, a partir das 17h30, com o grupo Carimbolanando. O show irá ocorrer na orla do complexo. E para encerrar as comemorações, no sábado ocorrerá a apresentação da Fundação Amazônica de Música, formada por três grupos musicais: Coral, Grupo de Percussão de Câmera e a Banda Sinfônica, tocando muita música regional no palco do Anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Docas, a partir das 17 horas.
Ao longo do último ano, a prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), que é responsável pela administração das feiras e mercados e pelos ordenamentos das vias públicas, iniciou o processo de padronização das barracas das feiras livres da capital. Os primeiros equipamentos já foram instalados na feira da Batista Campos e servem como base para a implantação nos demais logradouros públicos de Belém. O setor de hortifrutigranjeiro foi o primeiro a receber a nova estrutura.
Outra ação de destaque foi o Mercado de Santa Luzia, construído em 1943, que agora conta com um novo espaço, totalmente reestruturado, que abriga 51 trabalhadores, com condições mais dignas para comercializar produtos e atender melhor os fregueses. As atividades dentro do mercado são distribuídas em 11 boxes de lanche, sete de refeição, três restaurantes, oito boxes de farinha, quatro de mariscos, sete de hortifruti, cinco de industrializados e três de serviços.
A Praça da República foi totalmente revitalizada. Recebeu novo paisagismo e a recuperação completa dos monumentos históricos, valorizando ainda mais um dos principais pontos de turismo e lazer da capital. A reforma geral nos 58 mil metros quadrados do espaço contemplou 16 monumentos, restaurados e revitalizados, além do tradicional Bar do Parque, que passou por uma reestruturação completa, que foi entregue de volta à população com uma novidade: ocupada, diariamente, por uma série de ações de esporte, cultura e lazer, promovidas pelas secretarias municipais.
Por Leticia Aleixo (com informações da Agência Belém).