Intenção de Consumo das Famílias apresenta alta de 4,2%
De acordo com a CNC, o crescimento chegou a 13% na comparação com fevereiro de 2017
A Intenção de Consumo das Famílias apresentou crescimento de 4,2% de janeiro para fevereiro deste ano. A alta chegou a 13% se comparada ao mesmo período de 2017. O índice é medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e foi divulgado hoje (22).
De acordo com a CNC, o crescimento é provocado pela melhora do poder de compra das famílias brasileiras. A confederação considera que a trajetória de queda da inflação, das taxas de juros e das linhas de crédito permitiram menor comprometimento da renda e, consequentemente, o aumento da intenção de consumo.
Apesar disso, a CNC afirma que a velocidade de crescimento ainda não é favorável. “A recuperação da intenção de consumo é lenta, distante dos níveis registrados entre 2010 e 2012”, diz a pesquisa.
Em comparação com o mês de janeiro, o destaque vai para a compra de bens duráveis, com alta de 5,3%. Já em comparação com o mesmo período de 2017, as melhores avaliações foram observadas no que tange a perspectiva de consumo – crescimento de 25,7%.