'Ocupação Marielle Franco' se instala em prédio no Recife

Cerca de 400 pessoas estão participando do protesto, que é organizado pelo MTST

por Lorena Andrade ter, 20/03/2018 - 10:24

Cerca de 400 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) estão ocupando o edifício Savaroni, na Praça da Independência, no Centro do Recife, desde a noite da segunda-feira (19). O protesto é contra o déficit habitacional, feminicídio e a violência doméstica e faz parte da Jornada Nacional de luta das mulheres, realizada durante todo o mês de março pelo Movimento. 

De acordo com a coordenadora estadual do MTST, Vitória de Morais, o protesto é formado na sua maioria por mulheres que exigem políticas públicas eficazes e específicas para elas. “Os índices de feminicídio só crescem, a de violência doméstica também. E um outro fator é a falta de moradia que atinge principalmente as mulheres no país, em especial as negras, mães e solteiras. Aqui em Pernambuco o déficit de moradia é altíssimo. Queremos pedir o fim disso tudo”, afirmou. 

Intitulada de ‘Ocupação Marielle Franco’, a manifestação é, também, uma homenagem à vereadora executada na última quarta-feira (14) no Rio de Janeiro. “Além disso, o nome foi dado também porque o trabalho dela estava focado em três eixos: cidade, gênero e raça, e são esses fatores que queremos chamar atenção com essa ocupação”, explicou Vitória.

Ainda de acordo com a organização, o edifício ocupado pelos manifestantes acumula uma dívida de mais de R$1 milhão em IPTU e está abandonado há 10 anos. Os ocupantes revelaram, ainda, que não há previsão para o fim do acampamento e que a ocupação está sendo pacífica.

COMENTÁRIOS dos leitores