2,8 milhões de menores de idade estão sem estudar na Síria

Desde 2011 há sírios que nunca foram ao colégio, enquanto outros tiveram que interromper os estudos

por Nataly Simões seg, 23/04/2018 - 16:04

Aproximadamente 2,8 milhões de crianças e adolescentes não foram escolarizados nos últimos sete anos de conflito na Síria. O número foi divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Unicef informou em comunicado que desde 2011 há menores de idade que nunca foram ao colégio, enquanto outros tiveram que interromper os estudos. A nota ressaltou que frequentar a escola em áreas de conflito pode ser questão de vida ou morte devido à violência.

Na Síria mais de 300 escolas foram alvo de ataques, sendo que uma em cada três ficaram completamente fora de funcionamento por terem sido destruídas, danificadas, ou usadas para fins militares ou para receber famílias de deslocados.

De acordo com dados do Unicef, 40% dos menores de idade sem estudos têm entre 15 e 17 anos e correm o risco de serem recrutados para combater ou serem obrigados a se casar e trabalhar muito jovens. Mas apesar das dificuldades, a instituição afirmou que 4,9 milhões de crianças e adolescentes continuam tendo acesso à educação dentro da Síria e quase 2 milhões em países vizinhos que acolhem refugiados como é o caso do Líbano e da Jordânia.

COMENTÁRIOS dos leitores