RJ: Primeira professora com Down do Brasil recebe medalha

Débora Seabra recebeu a homenagem nesta segunda-feira (21), na Alerj. Desembargadora que compartilhou fake news sobre Marielle Franco (PSOL) também fez comentários preconceituosos sobre a educadora

por Mellyna Reis seg, 21/05/2018 - 17:22
Otacílio Barbosa/Alerj Professora Débora Seabra ao lado do deputado Jânio Mendes (PDT), que solicitou a honraria Otacílio Barbosa/Alerj

RIO DE JANEIRO - A professora potiguar Débora Seabra recebeu nesta segunda-feira (21) a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Considerada a primeira educadora com síndrome de Down do país, Débora foi alvo de comentários preconceituosos da desembargadora Marília Castro Neves, a mesma que compartilhou fake news sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL) - e acabou pedindo desculpas após a repercussão. 

"Recebo a homenagem com carinho e divido com as pessoas com síndrome de Down no Brasil. Sei que temos ainda muito trabalho pela frente para fazer inclusão com i maiúsculo. A inclusão que começa na família, depois na escola, no trabalho, com os amigos e na sociedade. A inclusão acontece mesmo quando a gente não permite que as pessoas nos discriminem", discursou a professora.

A homenagem foi pleiteada pelo deputado estadual Jânio Mendes (PDT). A cerimônia realizada em uma sessão especial do Plenário Barbosa Lima Sobrinho contou com a presença de pesquisadores, gestores públicos, familiares de pessoas com deficiência e uma apresentação de um grupo de dançarinos com Down.

A sessão foi aberta pelo mestre de cerimônias Pedro Petrúcio, que também possui a síndrome. "Eu quero agradecer a oportunidade de participar desse evento que valoriza as pessoas com deficiência. Somos capazes de muitas coisas e precisamos de oportunidades para viver e desenvolver nossas habilidades", salientou. 

Fernanda Honorato, primeira repórter com síndrome de Down do mundo, também prestigiou a cerimônia. "Nós estamos aqui para ensinar a esse povo a diminuir o preconceito. Eu tenho muito orgulho do meu trabalho e do meu programa especial", enfatizou Fernanda, sobre o programa que apresenta aos sábados, na TV Brasil.

Débora Seabra concluiu o magistério em 2005 e atua há mais de 10 anos na área da educação em Natal, no Rio Grande do Norte, onde trabalha como professora auxiliar em uma escola privada. Também é autora do livro Débora Conta Histórias, cuja contracapa foi assinada pelo escritor João Ubaldo Ribeiro, e realiza palestras no Brasil e no mundo sobre o combate ao preconceito em sala de aula.

Carteira de identidade especial

Na ocasião, também foram entregues as primeiras Carteiras de Identificação para Pessoa com Deficiência, cuja emissão foi autorizada pela pela Lei 7.821/17. O documento, que não é obrigatório, será produzido pelo Detran-RJ. A vem com a informação Pessoa com deficiência sobre a foto. A lei ainda prevê a solicitação de um crachá com especificações como o tipo de deficiência, contato para emergências, descrição dos remédios de uso contínuo e de tipos de alergia. 

COMENTÁRIOS dos leitores