Banco da Amazônia presta homenagem à Imprensa

TV Unama e Rádio Unama FM 105.5 estão entre os homenageados. Cerimônia será nesta quarta-feira (30), em Belém.

qua, 30/05/2018 - 14:57
Divulgação/Unama Professor Mário Camarão (ao centro), diretor de Mídias do Grupo Ser Educacional, com profissionais e estudantes da TV Unama e da Rádio Unama FM Divulgação/Unama

Em homenagem ao Dia Nacional da Imprensa, comemorado no próximo dia 1º de junho, o Banco da Amazônia realiza pelo 12º ano consecutivo cerimônia de premiação aos profissionais que atuam nos veículos de comunicação do Estado do Pará. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (30), a partir das 20 horas, na Usina 265, com a participação da diretoria executiva da Instituição, à frente o presidente do Banco, Valdecir Tose, jornalistas que atuam em TV, rádio, jornais e web, e convidados.

 Este ano, a premiação tem como tema Cena Cultural Amazônica: música e identidade regional. “Além de ser uma das manifestações que mais mobilizam e agregam pessoas, atraindo públicos diversificados, a música e o incentivo à cena cultural de um modo geral sempre estiveram presentes na história do banco, daí a escolha do tema. E, também, temos muito a celebrar por conta da intensa produção musical regional”, explica Valdecir Tose.

Um dos maiores apoiadores da área cultural na região, o Banco da Amazônia investiu, somente nos últimos cinco anos, cerca de R$ 7 milhões em patrocínio a projetos de diversas expressões artísticas, apresentados à seleção dos editais públicos da Instituição. Parte dos recursos foi destinada à valorização da cena musical e um dos artistas apoiados foi Mestre Vieira, criador da guitarrada, falecido em fevereiro passado.

 Mestre Vieira, que teve o apoio do Banco para a gravação do DVD "Mestre Vieira - 50 anos de Guitarrada", também será homenageado durante a cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Imprensa. O filho dele, Wilson Vieira, irá representá-lo no evento. “Estamos muito felizes por essa homenagem que o Banco da Amazônia está fazendo ao meu pai. Isso contribui para que a imagem dele, de sua obra e de tudo que representam, não sejam esquecidos”, declarou Wilson Vieira.

 Além dos profissionais que atuam nos meios de comunicação tradicionais do Estado, o Banco da Amazônia instituiu uma novidade este ano: a homenagem a profissionais e estudantes que atuam nos veículos pertencentes a instituições de ensino superior. A ideia foi a de incentivar a formação dos futuros profissionais que se colocarão no mercado. Foram convidados para receber a distinção a rádio web da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a TV e rádio UNAMA. O escritor Vasco Cavalcante foi indicado pelo próprio Banco da Amazônia para receber a distinção mídias sociais, por conta do blog Cultura Pará, que se mantém há 21 anos divulgando a cultura amazônica.

Da assessoria do Banco da Amazônia.

COMENTÁRIOS dos leitores