Equador busca recorde com arranjo de 500 mil rosas
Pirâmide floral está erguida em uma praça de Tabacundo, considerada a capital mundial da rosa
Com ao menos 500 mil rosas, o Equador deu forma a uma gigantesca pirâmide na localidade andina de Tabacundo, ao norte de Quito, com a qual pretende entrar para o Guinness Book.
A pirâmide floral erguida em uma praça de Tabacundo, considerada a capital mundial da rosa, espera conquistar o recorde de maior estrutura montada com flores.
No próximo sábado juízes do Guiness verificarão se a pirâmide cumpre com os requisitos para estabelcer o recorde, após solicitar modificações em parte do suporte do arranjo.
O arranjo, de 560 m2, representa uma das pirâmides do vizinho parque arqueológico de Cochasquí, onde há estruturas pré-incaicas.
A pirâmide tem um sistema interno de rega para conservar as flores por duas semanas, mesmo sob intenso sol.
As rosas, predominantemente vermelhas, dão forma também a um longo tapete de 500 m2.
Uma figura de "taita inti" (pai sol), que tem grande significado na cosmovisão indígena, decora o topo da pirâmide, de quase quatro metros de altura.
As rosas doadas para a pirâmide têm qualidade de exportação porque "se utilizássemos de segundo padrão não iriam durar", disse à AFP o floricultor Klaus Graetzer.
"Por sua alta qualidade, cada rosa equatoriana nos Estados Unidos pode custar 2 dólares e na Rússia, 5 dólares", revelou Graetzer.