Guarulhos amplia prevenção contra hepatites virais
Programação vai desde o aumento da oferta de testes rápidos para a detecção da doença até atrações para conscientizar a população
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos, na Grande São Paulo, intensificam nesta sexta-feira (20) a prevenção contra hepatites virais. A programação, de acordo com a prefeitura, vai desde o aumento da oferta de testes rápidos para a detecção da doença até a exibição de filmes e palestras em salas de espera, além de rodas de conversa, aulas de alongamento e zumba, entre outros.
As unidades também distribuirão preservativos à população, uma vez que as hepatites virais podem ser transmitidas por meio de relações sexuais. E os agentes de saúde levarão orientações de prevenção à barbearias, salões de beleza e estúdios de tatuagem, uma vez que a doença também pode ser contraída nesses estabelecimentos, por falta de atenção às normas de biossegurança.
Locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, praças públicas e terminais de ônibus também receberão a oferta de testes rápidos. A testagem será das 9h às 12h, no Mota Supermercados (Praça Nossa Senhora Aparecida, 275, no Jardim Vila Galvão) e no Terminal Pimentas (Estrada Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 4.494, Pimentas).
No entanto, a administração municipal informou que as ações de prevenção às hepatites virais se estenderão em vários postos de saúde até o final de julho.