Pais de primeira viagem falam da emoção de ter filhos

O nascimento dos herdeiros gera sentimento que mistura alegria, ansiedade, medo, preocupação, dizem entrevistados

sex, 10/08/2018 - 14:59

No próximo domingo, dia 12, será celebrado o Dia dos Pais. Muitos terão a sorte dessa comemoração pela primeira vez na vida. São os pais de primeira viagem, aqueles que experimentam a sensação inédita de festejar ao lado do filho.

Ser pai, para o empresário Renato Santos, mexe com as emoções. “É tudo muito novo, o sentimento se renova e a gente começa a ver a vida de uma forma diferente”, diz o empresário, pai da pequena Valentina, de apenas 14 dias.

Para a psicóloga Patrícia Assis, especialista em Psicologia Clínica e da Família, em primeiro lugar os homens precisam entender melhor sobre o exercício da função paterna. Trata-se de um processo de experiências que, segundo ela, ultrapassam o vínculo de filiação biológica ou de função jurídica parental. “As experiências psicológicas e sociais começam na gestação e vão se estender durante todo o período de desenvolvimento do filho - dentro ou fora do ventre materno. O pai de primeira viagem deve acompanhar a mãe em exames médicos, cursos de cuidados com bebês, decoração de quarto etc", incentiva a psicóloga.

A chegada de uma criança trouxe uma grande preocupação para o técnico em meio ambiente Lucas Dias. Foram momentos de mudança na sua percepção de olhar o mundo. “Ao descobrir que o meu primeiro filho estava a caminho, senti um turbilhão de emoções: medo, ansiedade, amor, preocupação, felicidade e diversas cobranças internas”, disse Lucas, que é pai do pequeno Carlos Eduardo, de 1 ano e 5 meses.

O Dia dos Pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo todo. Porém, celebrada em diferentes épocas. No Brasil, é no segundo domingo de agosto.

Por Thiago Maia.

LeiaJá também:

Homenagem do Dia dos Pais celebra amor e dedicação



 

 

COMENTÁRIOS dos leitores