Congolês é detido ao tentar usar passaporte de francês

Segundo a PF, o homem se apresentou como Naongala Mandala e tentava embarcar para Lisboa, em Portugal

qua, 12/09/2018 - 08:05
Polícia Federal/Reprodução A pena prevista para esse crime é de 4 meses a dois anos de detenção Polícia Federal/Reprodução

Um congolês de 38 anos foi detido pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife, ao tentar embarcar com o passaporte de um francês. Segundo a PF, o homem se apresentou como Naongala Mandala e tentava embarcar para Lisboa, em Portugal. Ele disse que é eletricista e mora no Brasil há 1 mês, mas não tem residência fixa.

Os policiais federais descobriram a fraude ao perceberem que a foto do passaporte, expedido no nome de Samuel Dimitri Nerault, não estava tão parecida com a fisionomia do congolês. Os agentes solicitaram, então, que ele fizesse sua assinatura num caderno de anotações e, ao compararem, detectaram que eram completamente diferentes. A ação aconteceu no domingo (9) e foi divulgada na manhã desta quarta-feira (12).

O homem foi detido e em seguida foi levado para a Sede da Polícia Federal, onde foi autuado por falsa identidade. A pena prevista para esse crime é de 4 meses a dois anos de detenção. O suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai poder responder em liberdade. O congolês foi levado para realizar exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e liberado em seguida.

COMENTÁRIOS dos leitores