Lucro do comércio online deve crescer 15% na Black Friday
Internet deve permanecer como o principal canal de venda durante a data mais importante para o comércio eletrônico brasileiro
O comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday neste ano, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2017, de acordo com a estimativa da empresa de mensuração e análise de dados Ebit Nielsen.
A previsão aponta ainda que 88,6% dos consumidores online têm intenção de realizar compras na data, uma alta de aproximadamente oito pontos percentuais em relação à pesquisa de expectativa de consumo realizada no ano passado.
A internet deve permanecer como o principal canal de venda durante a Black Friday que ocorrerá no dia 23 de novembro. Em 2017, 52% das pessoas entrevistadas pela Ebit Nielsen afirmaram que fizeram suas compras em uma loja online e 57% delas compararam os preços dos produtos antes de concluir a aquisição.
A credibilidade da data também cresceu ao longo dos anos. Conforme a estimativa de 2017, o número de pessoas que não pretendem comprar durante a Black Friday por não confiar que realmente existam descontos diminuiu de 38% para 35%. Além disso, a confiança na marca é um fator determinante para 39% dos consumidores, seguido pelo menor prazo de entrega, citado por 28% dos entrevistados.
Entre o comportamento dos consumidores online, 46% afirmaram que vão fazer suas compras no dia 23, já 22% disseram que preferem comprar entre os dias 24 e 30, e 13% pretendem buscar por promoções entre os dias 16 e 22, semana que antecede a Black Friday.