SP: Prisões de policiais têm aumento de 28%
Prisões de policiais militares subiu de 71 para 102 em um ano; o índice de prisões de policiais civis se manteve em 40
A taxa de policiais militares e civis presos no estado de São Paulo pelas corregedorias das corporações teve um aumento de 28% entre janeiro e agosto deste ano em relação a mesma época de 2017.
Segundo dados do governo do estado de São Paulo, as prisões de policiais militares subiram de 71 para 102 em um ano. E 40 policiais civis foram presos nos primeiros oito meses deste ano, neste caso, o índice se manteve o mesmo em relação ao ano passado.
O crime de concussão, ou seja tirar vantagem usando como argumento o cargo na polícia, foi o responsável de 42 prisões entre janeiro e agosto deste ano. Já crimes como homicídio, a taxa foi de 18 prisões, desvio de dinheiro resultou em 15 prisões.
“Essa alta mostra o envolvimento maior de policiais com crimes graves, como peculato e homicídio, por exemplo. Porém, indica que os órgãos corregedores têm atuado com firmeza e prendido policiais que cometeram ilegalidades, o que é positivo. Tudo isso reforça uma recomendação da Ouvidoria, que defende uma independência cada vez maior desses órgãos corregedores”, afirmou o ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Benedito Mariano.