May: Há um risco de não haver qualquer tipo de Brexit
O processo de transição para a saída do Reino Unido da União Europeia tem de começar até dia 29 de novembro - o processo de divórcio tem de ser concluído até março
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, admitiu na manhã desta quinta-feira, 15, que há um risco de não haver qualquer tipo de acordo em torno do Brexit, ainda que ela siga otimista para um acerto.
"Estamos e continuamos nos preparando para cenário sem acordo do Brexit", afirmou aos parlamentares em sessão extraordinária do Parlamento, convocada por ela para explicar os termos do acerto a ser negociado com a UE.
Ontem, foi aprovado no gabinete de May o esboço de um acordo que será apresentado à União Europeia. O texto, no entanto, foi rechaçado por membros do governo. Diversos integrantes do gabinete pediram demissão. O processo de transição para o Brexit tem de começar até dia 29 de novembro - o processo de divórcio tem de ser concluído até março.
May disse ainda que o acordo com Brexit com a União Europeia protege a integridade do Reino Unido e que a relação futura remove o país da jurisdição da Justiça europeia.
"A União Europeia não controlará nossas leis, pois quem decidirá é o Parlamento. Peço a vocês que não olhem apenas os termos do acordo com a UE, mas que considerem também a vontade do povo", disse.