Inflação da zona do euro em outubro é a maior em seis anos

Rápido crescimento da inflação se deve aos preços de energia nos 19 países que compartilham o euro

por Nataly Simões sex, 16/11/2018 - 10:08

A inflação na zona do euro cresceu em outubro em seu ritmo mais rápido em quase seis anos, informou a agência de estatísticas da União Europeia nesta sexta-feira (16).

O índice da inflação, que exclui energia e alimentos, foi revisado para baixo. De acordo com a União Europeia, o rápido crescimento da inflação no mês passado foi impulsionado pelo aumento nos preços de energia.

A agência informou que os preços ao consumidor nos 19 países que compartilham o euro subiram 2,2% em outubro, após uma alta de 2,1% no mês anterior e de 2% em agosto. Esse foi o maior crescimento registrado desde dezembro de 2012.

O resultado sustenta a decisão do Banco Central Europeu de fechar seu programa de compra de títulos no final do ano, uma vez que a inflação superou a meta.

O núcleo de inflação, que desconsidera os componentes de energia e alimentos não processados, também foi revisado para baixo, com 1,2% na base anual, de uma estimativa anterior de 1,3%. Mas ainda continua em crescimento, com alta de 1,1% em setembro.

A inflação subiu 0,2% em outubro, em linha com as expectativas do mercado, no entanto desacelerou 0,5% em setembro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores