Pão de Açúcar prevê alta de 10% nas vendas na Black Friday
Grupo que também é dono do Extra fez estoques maiores que o do ano passado e ampliou o investimento em vendas online
O Grupo Pão de Açúcar, um dos maiores grupos de varejo alimentar do país, prevê um crescimento de 10% nas vendas do Extra e do Pão de Açúcar na Black Friday desta sexta-feira (23). Segundo o diretor comercial da empresa, Jorge Faiçal, a data comercial virou fixa no calendário do grupo que todo ano se surpreende positivamente com as vendas.
O executivo afirmou que neste ano a rede de varejo vai contar com estoques maiores que em 2017 e ampliou os investimentos em tecnologia para que os sites suportem um tráfego maior de usuários. "Nesse dia batemos recorde de transações de cartão de crédito por minuto, por isso nos preparamos com antecedência", acrescentou.
Quanto aos produtos mais vendidos durante a Black Friday, o diretor comercial do grupo destacou que apesar de os eletroeletrônicos ainda serem o carro-chefe, as bebidas alcóolicas têm despertado o interesse dos consumidores na data. "A venda de destilados cresce de 30 a 40 vezes mais em relação a um dia normal. Praticamente a venda de um mês todo acontece em um dia", comentou.
De acordo com Faiçal, produtos importados e sazonais também se sobressaem. "Muita gente aproveita e antecipa as compras de Natal, como panetones, bacalhau, aves natalinas congeladas, caixas de bombom e chocolates", explicou.
Ainda segundo o executivo, o impacto da Black Friday nas margens de lucro da empresa no quarto trimestre deve ser “leve” e já está orçado. Neste ano, as ações do Grupo Pão de Açúcar acumulam alta de quase 4%, ao passo que as do principal concorrente Carrefour Brasil subiram mais de 9%.
O rival do grupo também está preparado para a maior atividade promocional, com descontos nos hipermercados, supermercados e lojas de proximidade, válidas tanto para o site quanto para os pontos físicos.