Litoral de SP repleto de praias impróprias para banho
Os riscos do contato com água contaminada são a exposição a bactérias, vírus e protozoários, que podem causar doenças e infecções
Os turistas que pretendem aproveitar o réveillon nas praias paulistas devem ficar atentos com a qualidade da água do mar. As cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, na Baixada Santista, estão com todas as praias impróprias para banho. A informação é da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Entre os destinos mais procurados no litoral paulista, está a Praia Grande, com nove de suas 12 praias impróprias hoje (28). As cidades com todas as praias adequadas para banho são Bertioga, Iguape e Ilha Comprida. O município de Santos, que também recebe muitos turistas no réveillon, está com apenas uma praia classificada como imprópria, a do Boqueirão.
O monitoramento da Cetesb leva em consideração o nível de coliformes fecais encontrado nas amostras de água das praias. Os riscos do contato com água contaminada são a exposição a bactérias, vírus e protozoários, que podem causar doenças e infecções como cólera, gastroenterite, febre tifóide e hepatite A.