Governo e passageiros discutem aumento da tarifa de ônibus
O encontro, marcado para às 15h30, pretende ampliar o diálogo com a sociedade civil e trazer transparência às decisões que serão tomadas
Após as discussões sobre o reajuste nas tarifas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR), o juiz Djalma Andrelino, da 4ª Vara da Fazenda Pública, convocou para esta quinta-feira (31) uma audiência com representantes da sociedade civil e procuradores do Governo de Pernambuco na tentativa de resolver o impasse.
A audiência está marcada para às 15h30, no Fórum do Recife, em Joana Bezerra, área Central da capital pernambucana. No encontro, serão abordados argumentos sobre a gestão do transporte público e a proposta de redução no preço das passagens para R$ 2,70, que foi protocolada em dezembro do ano passado, através da Articulação Recife pelo Transporte. Tal redução, confronta com os reajustes propostos pelo Governo e pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Urbana-PE), que são de 7,07% e 16,185 respectivamente.
A reunião acontece após o indeferimento, que pediu a suspensão da discussão sobre o aumento das passagens na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), realizada na última sexta-feira (25). “Esse é um momento importante, porque mostra, de fato, que a Justiça está dando atenção ao que a sociedade civil está colocando sobre a política tarifária da RMR. Durante anos, temos atuado na pauta contra o aumento, mas está na hora do governo também apresentar novas formas de gestão e de financiamento do sistema para melhorar o serviço, que está irregular e precário, assumir os aumentos ilegais acima da inflação e deixar de pesar apenas nos usuários e usuárias mais de 80% de toda a receita”, pontuou o advogado popular do Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) e membro da Articulação Recife pelo Transporte Thiago Scavuzzi.