Instituto Butantan cria pomada contra picada de aranha

Eficácia do produto foi comprovada em testes realizados em células e em animais

por Nataly Simões qui, 31/01/2019 - 16:50

Cientistas do Instituto Butantan, localizado na zona oeste de São Paulo, desenvolveram uma pomada contra a picada letal da aranha-marrom, que pode causar necrose na pele, falência renal e até a morte das vítimas. A eficácia do produto foi comprovada em testes realizados em células e em animais.

De acordo com a responsável pelo trabalho, a pesquisadora Denise Tambourgi, a pomada é feita à base de tetraciclina, substância que já é usada como antibiótico, no entanto, na pomada criada pelo Instituto Butantan ela é utilizada em uma concentração menor.

Denise explica que após o veneno da aranha-marrom entrar na corrente sanguínea da vítima, o que leva à produção de proteases, enzimas quebram as ligações químicas de outras proteínas, causando a morte celular e a necrose. Segundo a cientista, são essas proteases que são inibidas pela pomada.

O produto ainda está em fase de testes clínicos, mas caso os resultados sejam os esperados pelo instituto, a pomada poderá chegar às farmácias, porém, não há prazo para isso. Além de que ela ainda precisa da liberação para uso em humanos e comercialização dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

COMENTÁRIOS dos leitores