Taxa de crianças com deficiência nas escolas cresce 33,2%

Os dados são de 2014 a 2018, de acordo com o Censo Escolar publicado pelo Inep

por Beatriz Gouvêa qui, 31/01/2019 - 16:44

O número de crianças com necessidades especiais matriculadas nas escolas cresceu 33,2% no país, entre 2014 e 2018, de acordo com o Censo Escolar publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também aumentou de 87,1% para 92,1% os que estão em classes comuns.

Em 2014, o número de alunos com deficiência era 886.815, contra 1,2 milhão em 2018. Entre 2017 e 2018, houve aumento de cerca de 10,8% nas matrículas. Ainda segundo os dados do Censo, a rede pública tem as maiores taxas de estudantes em classes comuns, sendo 97,3%, contra 51,8% em redes particulares.

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil deve incluir os estudantes com necessidades especiais em salas comuns e deverá conter todo o sistema educacional inclusivo, salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

Os dados do Censo mostram que 38,6% das escolas públicas de ensino fundamental e 55,6% das privadas dispõe de banheiros para pessoas com necessidades especiais. 28% das instituições públicas e 44,7% das particulares oferecem espaços adequados para pessoas com necessidades especiais.

Além disso, no ensino médio 60% das escolas públicas e 68,7% das particulares possuem banheiro especial e 44,3% das públicas e 52,7% das privadas dispõe dependências apropriadas.

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