Prática de exercícios físicos requer cuidados no verão

Atletas devem ingerir bastante líquido, manter alimentação balanceada e não dispensar o uso do protetor solar

por Nataly Simões ter, 12/02/2019 - 15:12
Pixabay Exercícios devem ser evitados caso as temperaturas estejam acima de 29ºC ou se a umidade relativa do ar estiver abaixo de 50% Pixabay

Os amantes de exercícios físicos devem redobrar os cuidados no verão, já que nesta época do ano as altas temperaturas podem levar facilmente à desidratação, conforme alerta a educadora física Luize Gabrielle Lopes. "O ser humano perde muito líquido no verão, então é importante beber bastante água, além de manter uma alimentação balanceada e não exagerar nos exercícios. Não podemos transformar um momento de lazer e prazer em algo que tenha consequências negativas", aponta.

Luize recomenda que no verão os atletas usem roupas leves e apropriadas para a prática de atividades físicas, bem como o uso de protetor solar, caso os exercícios sejam praticados ao ar livre. As pessoas também devem evitar se exercitar, independentemente do horário, caso as temperaturas estejam acima de 29°C ou se a umidade relativa do ar estiver abaixo de 50%.

"As pessoas têm o hábito de fazer exercícios sem acompanhamento de um educador físico e não sabem equilibrar a intensidade das atividades, o que pode causar acidentes e lesões. Por isso, é importante saber quais são os seus limites e realizar uma avaliação médica antes de qualquer coisa", afirma.

Luize acrescenta que caso a pessoa tenha sintomas como tontura ou ânsia de vômito, pode significar que ela está ultrapassando os limites do corpo e deve interromper os exercícios imediatamente.

COMENTÁRIOS dos leitores