Igreja em Olinda é arrombada e imagens são furtadas

Polícia Federal vai investigar o caso

qua, 13/02/2019 - 09:48

Prestes a receber a sua primeira missa após anos interditada, a Igreja do Bonfim, em Olinda, foi arrombada e quatro imagens de santos foram furtadas. Como a igreja é tombada, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que, na manhã desta quarta-feira (13), iniciará as perícias.

O padre da Paróquia São Pedro Mártir de Verona, vinculada à Igreja do Bonfim, Carlos Jerônimo, diz que a igreja havia sido aberta pela última vez no dia 2 de fevereiro, para uma limpeza. Na terça-feira (12), seriam colocados os bancos. “A secretária abriu a igreja e percebeu que estava faltando materiais de limpeza, como rodo e vassoura. Aí ela foi percebendo que a igreja tinha sido arrombada”, conta o pároco.

Além dos materiais de limpeza, também foram subtraídos um chuveiro elétrico, dois refletores que iluminam o altar, torneira e as quatro imagens. Os santos eram de madeira e antigos – o padre não sabe informar se eles são financeiramente valiosos.

Duas das imagens ficavam na sacristia e outras duas no altar principal. O padre informou que entre as imagens estão a de Santa Cecília, Santo Antônio e Santo Agostinho. Uma mão de um dos santos foi encontrada dentro do imóvel.

O pároco também percebeu pegadas na parede e sinais de arrombamento na entrada do templo. Um portão de ferro na parte de trás também foi danificado.

A Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), da Polícia Militar (PM), também esteve no local. A Secretaria de Defesa Social (SDS) solicitou reforço na área. A Polícia Federal vai instaurar inquérito policial e o caso será investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico. A Igreja do Bonfim foi construída em 1758. O imóvel é tombado pelo patrimônio nacional.

 

COMENTÁRIOS dos leitores