Tartaruga "extinta" há um século é encontrada em Galápagos

A tartaruga gigante da espécie Chelonoidis Phantasticus foi encontrada na Ilha Fernandina, após expedições feitas pela equipe do Parque Nacional de Galápagos

qua, 20/02/2019 - 11:07
Reprodução/Twitter/@Marcelo_MataG A 'descoberta' da tartaruga gigante comprova que políticas voltadas ao meio ambiente podem salvar a fauna do centro de pesquisa Reprodução/Twitter/@Marcelo_MataG

Durante expedições na Ilha Fernandina, situada no arquipélago equatoriano de Galápagos, foi encontrada uma das espécies de tartaruga gigante considerada extinta há um século. A Chelonoidis Phantasticus, natural da ilha, é umas das 15 espécies de tartarugas gigantes de Galápagos catalogadas, das quais duas já estão formalmente extintas.

A informação veio através da publicação do ministro do Meio Ambiente do Equador Marcelo Mata. Confira:

Embed:




Segundo informações do portal Extra, as tartarugas gigantes chegaram há cerca de três ou quatro milhões de anos à região vulcânica de Galápagos. A tese sobre a pluralidade das espécies, 15 catalogadas, se apoia no fato das correntes marinhas terem dispersado os répteis ao redor do arquipélago, com cada uma se adaptando as peculiaridades de determinado território.



O ministro não repassou mais detalhes sobre a descoberta feita pela equipe do Parque Nacional de Galápagos (PNG) e da Galapagos Conservancy, sediada nos EUA, que apoia a preservação das ilhas. As tartarugas de Galápagos têm variantes genéticas ligadas à reparação do DNA, com poder de cura que lhes permite ter vida longa, de acordo com o PNG.

COMENTÁRIOS dos leitores