Maduro diz que vai fechar fronteira com o Brasil

Declaração, dada na TV estatal da Venezuela, ocorre em momento de tensão com possível ajuda humanitária oferecida pelos EUA

por Marília Parente qui, 21/02/2019 - 15:19
Marcelo Garcia / Venezuelan Presidency / AFP Maduro diz que vai fechar fronteira com o Brasil Marcelo Garcia / Venezuelan Presidency / AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, utilizou a TV estatal do país para anunciar o fechamento "total" das fronteiras terrestres com o Brasil, nesta quinta (21). "A partir das 20 horas de hoje, quinta, dia 21 de fevereiro, fica total e absolutamente fechada, até novo aviso, a fronteira terrestre com o Brasil", declarou o chefe de estado. O comunicado ocorre num momento de grande pressão para que Maduro aceite a ajuda humanitária dos Estados Unidos e outros países, provocados a agir pelo auto-proclamado 'presidente interino' do país, Juan Guaidó.

"Mais vale prevenir do que lamentar", comentou Maduro, que nas imagens aparece atrás de uma tribuna, falando para membros de alta patente do exército venezuelano. Enquanto isso, Guaidó realiza viagem à fronteira da Colômbia, que pressiona para obter auxílio humanitário.

Embed:

Embora não deixe claro como pretende receber ajuda, o oposicionista faz campanha para que os venezuelanos se voluntariem para trabalhar na distribuição das doações de outros países.Correligionários de Guaidó, reconhecido por alguns países como legítimo chefe de estado da Venezuela, chegaram a sugerir que a população forme correntes humanas ao longo das fronteiras, para que passem os pacotes de pessoa a pessoa.

COMENTÁRIOS dos leitores