Comunidade promove ação solidária em Ananindeua

Mobilização social de moradores do bairro de Águas Lindas, Região Metropolitana de Belém, neste domingo (24), terá diversas atrações musicais

sex, 22/02/2019 - 21:50
Facebook Centro Comunitário São Sebastião mobiliza comunidade de Águas Lindas Facebook

As bandas Kebra-Ê, Anjos do Eletro e Nogroover, Dona Sandra e Banda, banda e grupo de Teatro Faustinos, equipe Fúria Mônaco Motoshow (de manobras radicais) e a equipe Os Potentes do Brega são atrações confirmadas na programação da  a 1ª Ação Solidária dos Amigos da Comunidade São Sebastião, neste domingo (24), no bairro de Águas Lindas/Júlia Seffer, em Ananindeua. A programação terá início às 16 horas e se estenderá até meia-noite, na rua São Judas Tadeu, entre a rua Florentino Ramos e o centro comunitário local.

A ideia dos organizadores é investir em ações coletivas para solucionar problemas que afetam a todos os moradores da comunidade, mais de duas mil pessoas que vivem num perímetro de 14 ruas e travessas marcado pela carência e pela falta de serviços do Poder Público. Ainda pela manhã haverá uma pré-programação, a partir das 8 horas, no centro comunitário São Sebastião, com atendimento médico e dentário para as crianças.

Os dentistas, todos voluntários, darão palestra sobre escovação e farão aplicação de flúor. Haverá também atendimento estético, com peeling e massoterapia para os interessados.

A programação propriamente dita, a partir das 16 horas, inclui, além dos shows dos artistas convidados, brincadeiras para as crianças, distribuição de brindes e de cestas básicas, concursos de danças e de calouros, apresentação de teatro e até um bingo. Os apoiadores do evento são a Estilosa Calçados e Acessórios, a Fábrica de Pipoca Guri, o Supermercado Fortal, o Clube Araras de Aço Brasil e a loja Ana Clara Calçados.

Compartilhar momentos de alegria, prazer e divertimento como os que serão proporcionados pela 1ª Ação Solidária dos Amigos da Comunidade, observam os organizadores, é uma forma de aprofundar laços comunitários e de incrementar a coesão e o espírito de solidariedade entre as pessoas que vivem na área. A iniciativa é de um grupo de amigos. Até agora, eles atuavam fazendo arrecadações para ajudar pessoas carentes. Agora partem para o primeiro evento – e um evento de porte.

“Somos um grupo sem interesses políticos ou partidários, que tem como meta encontrar soluções e auxiliar da melhor maneira possível as pessoas mais necessitadas da nossa comunidade, pois todos vivemos a mesma realidade cheia de dificuldades, com falta de infraestrutura, cercados pela violência, andando por ruas cheias de mato, sofrendo com um sistema de transportes precário, desassistidos, enfim, pelo Poder Público”, diz Gleiciane da Penha Rocha, uma das organizadoras.

O grupo, além de Gleiciane, inclui ainda Kleuma Maria Ferreira da Penha, Rebeca Suzana Santos da Silva Seixas, Flavio Moraes dos Reis, Herondina Serrão dos Reis, Elisangela Nava, Reressa Kely Gonçalves de Sá, Antônio Rogério Mota Moura, Leandro Rodrigues Barbosa, Maria do Socorro Feitosa Brandão, Paulo César Castro e Edson Luiz Melo de Oliveira. O desejo que move a todos, eles dizem, é estabelecer as bases de comunidade material e culturalmente próspera, que se torne um ambiente no qual todos possam compartilhar direitos e deveres, estabelecendo, no espaço comunitário, uma comunicação onde todos tenham vez e voz.

O domingo de lazer solidário na comunidade São Sebastião será, portanto, apenas o ponto de partida de um projeto maior: criar e fortalecer um movimento coletivo que trabalhe em benefício de todos. “Desde já, agradecemos a todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente na organização, a todos os artistas que vão contribuir com seu tempo e sua arte, a todas as empresas que de uma forma ou de outra nos apoiam nesta iniciativa. Temos certeza de que estamos plantando uma semente que ainda vai dar frutos maiores”, conclui Gleiciane.

Por Iran de Souza, especialmente para o LeiaJá.

COMENTÁRIOS dos leitores