Festa, bolo e cobranças marcam os 392 anos do Ver-o-Peso
Programação pelo aniversário do complexo de feira e mercado que é cartão-postal de Belém teve música, alegria e reclamações
Uma programação com festa e atendimentos na área da saúde, trabalho e assistência jurídica, para feirantes e visitantes, marcou a comemoração do aniversário de 392 anos do Ver-o-Peso, nesta quarta-feira (27), em Belém. O evento começou pela manhã e durou ate o meio-dia, na área do complexo, no boulevard Castilhos França.
A ação foi promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).
Segundo o governador Helder Barbalho, o Ver-o-Peso é um lugar de reconhecimento. “O Ver-o-Peso é um símbolo do nosso Estado, com muitas peculiaridades: as iguarias, as frutas, os alimentos, as riquezas de todo o Estado do Pará”, disse.
Para Wilson Neto, secretário da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Belém (Sejel), os feirantes são os grandes homenageados nesta data. “Os grandes homenageados deste dia, além do nosso cartão-postal, o nosso mercado, são os feirantes. Os trabalhadores que carregam o nosso mercado nos ombros”, relatou o secretário.
A ajudante de cozinha Creuza Mendes aproveitou a data para chamar atenção para a atual situação do mercado. Segundo ela, o Ver-o-Peso está abandonado. “Está tudo muito desprezado. O prefeito não faz nada. Vamos esperar que ele faça alguma coisa, porque assim tá difícil”, questionou.
A festa contou com apresentação da Banda da Guarda Municipal, teve o corte do bolo gigante e jogos com os feirantes.
Da Redação do LeiaJá Pará. (Com apoio de Márcio Monteiro).