No Dia do Diagramador, professor fala sobre a profissão

No jornalismo ou na publicidade, diagramação se adapta às novas tecnologias e continua sendo ótimo campo profissional

dom, 31/03/2019 - 21:07
Arquivo pessoal Professor Robson Macedo: diagramação é um excelente campo profissional Arquivo pessoal

Você sabe o que faz um diagramador? Ou o que é diagramação? Diagramador é um profissional importante na área da comunicação. É um profissional que trabalha na edição da parte gráfica e visual de jornais e revistas.

Quando você, leitor, lê uma revista ou jornal, esse material foi organizado pelo diagramador para facilitar a compreensão durante a leitura do conteúdo. O Dia do Diagramador foi comemorado na última quinta-feira (28).

Para trazer mais informações sobre a profissão, o LeiaJá entrevistou Robson Macedo, que é diagramador e professor da UNAMA - Un iversidade da Amazônia.

LeiaJá - O que faz um diagramador?

Robson Macedo - O diagramador é um profissional que atua tanto no jornalismo quanto na publicidade. Trabalha criando páginas, layouts que serão utilizados em jornais ou revistas. Esse profissional tem uma habilidade técnica de colagens e recortes de imagens. A partir da informatização, o diagramador também passou a ter conhecimentos com softwares.

LeiaJá - Há quanto tempo você trabalha na área?

Robson Macedo - Há mais de 15 anos em editoras e agências, produzindo jornais e revistas.

LeiaJá- Como está o mercado de trabalho para o profissional de diagramação?

Robson Macedo - O mercado de diagramação, durante muito tempo, foi bastante restrito, em meados dos anos 80/90. Era um curso técnico. Depois passou a ser uma profissão que utiliza recursos digitais, sendo assim mais abrangente. Hoje o mercado ainda tem uma demanda alta.

LeiaJá - Quais os desafios da profissão?

Robson Macedo - O maior desafio é o profissional se adequar ao novo, ou seja, ao moderno. Durante muito tempo achava-se que o diagramador estava ligado apenas ao jornal impresso e, com várias mudanças que o impresso teve, por exemplo, sendo transformado em portais de notícias, e até diminuído, o diagramador se assustou, achando que a profissão havia sido extinta, mas foi apenas adaptada.

LeiaJá – Você indica essa área para os profissionais de comunicação?

Robson Macedo - Sim. Como campo profissional, é excelente para o setor de comunicação. Vídeos e fotografias são bastante requisitados pelos alunos e a diagramação é uma alternativa.

LeiaJá - O que mais marcou sua vida profissional?

Robson Macedo - Foi a possibilidade da variedade. Eu conseguia trabalhar diariamente com assuntos e temas bem distintos. Por exemplo, pela manhã eu fazia a diagramação de uma revista sobre carnes e à tarde fazia um jornal sobre uma grande empresa. Isso era fantástico!

Por Elayse Miranda.

 

COMENTÁRIOS dos leitores