Saiba como ter uma horta no apartamento

Mesmo com pouco espaço dá para cultivar a própria salada, além de ervas para tempero ou chá

por qua, 03/04/2019 - 18:23

Salsa, cebolinha, alecrim, manjericão, sálvia, hortelã: dá para ter em casa uma pequena horta com temperos fresquinhos, mesmo morando em apartamento. 

O agrônomo Carlos Artur Salgado explica que, com planejamento, dá para cultivar certas plantas em apartamento, oferecendo a quantidade certa de água e levando em conta as condições de luminosidade que os ambientes oferecem.

“Hortaliças folhosas, como alface e escarola, precisam de um ambiente mais arejado onde haja muita luz e água. Nos espaços internos do apartamento, onde não há tanta luz, podem ser cultivadas plantas medicinais e aromáticas como macela, hortelã e poejo”, ensina.

A vantagem de cultivar em casa é ficar livre dos agrotóxicos: “não há logica na utilização de agrotóxicos, devemos utilizar produtos de base orgânica, pois buscamos uma alimentação mais saudável, nós precisamos equilibrar o meio com um solo rico em nutrientes para desenvolvermos nossas plantas”, explica o agrônomo.

Há 10 anos, a família de Henrique Yoiti cultiva tomates em seu apartamento. Eles são adeptos da Igreja Messiânica, que incentiva os fieis a ter uma alimentação natural. “É bacana a filosofia, a nossa igreja tem uma filosofia bem forte, baseada na horta caseira”, conta Henrique.

Para quem tem interesse em cultivar o próprio alimento mas precisa de uma forcinha para começar, a prefeitura de Guarulhos oferece amanhã (4) uma oficina gratuita de horta doméstica orgânica. Mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, as pessoas interessadas vão aprender sobre o preparo do solo, a escolha das hortaliças, planejamento de horta horizontal ou vertical, nutrição das plantas.

 

Serviço

Oficina “Horta doméstica orgânica”

Quando: quinta-feira, 4 de abril de 2019

Horário: de 9h a 12h

Local: Casa de Laudelina – Rua Conde Francisco Matarazzo 94, Vila Zaira, Guarulhos (atrás da ACM)

Entrada: gratuita mediante doação de um quilo de alimento não-perecível

Informações adicionais: 2482-3862

 

Por Thiago Apelbaum

COMENTÁRIOS dos leitores