Irã supera limite autorizado de reservas de urânio

'Segundo as informações que tenho, o Irã ultrapassou o limite de 300 quilos de urânio com pouco enriquecimento', disse Zarif à Isna

seg, 01/07/2019 - 11:59
Kazuhiro NOGI (Arquivo) O chanceler do Irã, Mohamad Zarif Kazuhiro NOGI

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, disse nesta segunda-feira (1º) que o Irã excedeu o limite autorizado de suas reservas de urânio de baixo enriquecimento, imposto pelo acordo nuclear de 2015 - informou a agência oficial de notícias Isna.

"Segundo as informações que tenho, o Irã ultrapassou o limite de 300 quilos de urânio com pouco enriquecimento", disse Zarif à Isna.

"Nós anunciamos (o cruzamento do limite) com antecedência", acrescentou Zarif, e esses anúncios anteriores do Irã dizem "muito claramente o que faremos a seguir".

"Consideramos nosso direito fazer isso no âmbito do JCPOA (sigla para o Plano de Ação Global Comum, nome oficial do Acordo Internacional Nuclear, concluído em Viena em 2015)", completou o ministro.

A passagem deste limite autorizado de 300 quilos também foi anunciada em Viena por uma fonte diplomática. "Houve uma superação", disse a fonte da AFP, que pediu anonimato, sem poder especificar a quantidade que foi superada.

Em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sair unilateralmente do país em maio de 2018 e reimpor sanções contra o Irã, Teerã anunciou em 8 de maio que não se sentia mais vinculada a dois limites estabelecidos pelo acordo: o imposto sobre suas reservas de água pesada (130 toneladas) e sobre seu estoque de urânio pouco enriquecido (300 quilos).

COMENTÁRIOS dos leitores