72% dos brasileiros aprovam a reforma da Previdência
Principal motivo de aprovação é a eliminação da desigualdade entre funcionários públicos e privados
O atual tema de discussão na Câmara dos Deputados e nas ruas nas última semana é a reforma da Previdência. Sete em cada dez brasileiros, ou seja, 72% acreditam que é necessário reformar o sistema de previdência social do país, é o que aponta uma pesquisa realizada nas 27 capitais do Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Credito (SPC Brasil).
Embora a reforma seja vista como necessária, o conteúdo gera controvérsias, 26% dos entrevistados concordam com a maneira em que as mudanças foram propostas, em grande parte os homens de classe A/B. Já 46% acreditam na necessidade de uma reforma, mas não concordam com a maneira como tem sido apresentada. Entre os apoiadores, o principal motivo de aceitação é a eliminação da desigualdade entre funcionários públicos e privados (50%), o que, segundo eles, pretende tornar o sistema mais justo e igualitário.
Por mais que uma reforma na previdência seja necessário, 81% identificam algum aspecto negativo na proposta do governo. Um dos pontos que mais gera a rejeição é o aumento no tempo de trabalho (40%), especialmente entre as mulheres (46%).
A pesquisa ainda apontou que, as discussões sobre as mudanças na Previdência fizeram com que 52% dos brasileiros mudassem a forma de agir e pensar sobre o assunto, e 21% passaram a guardar dinheiro com o objetivo de se aposentar. Por outro lado, um terço dos entrevistados, ou seja, 31% continua pensando igual, principalmente por ainda não ter refletido sobre o assunto, e 8% acredita que a reforma não vai, de fato, acontecer.