DF: padre é enforcado e morto antes de roubo em igreja
A Polícia Civil apontou que quatro bandidos esperaram o fim da celebração de uma missa para assassinar Kazimerz Wojn -ou Padre Casemiro, como era conhecido- e roubar itens do templo
Um padre polonês, de 71 anos, morreu após ser estrangulado dentro da Igreja Nossa Senhora da Saúde, localizada no Centro de Brasília. O corpo de Kazimerz Wojno - ou Casemiro, como era conhecido - foi encontrado com arame farpado enrolado no pescoço, além de estar com pés e mãos amarradas, apontou a Polícia Civil. Vários objetos foram roubados.
As autoridades acreditam que quatro homens planejaram uma emboscada e atacaram o padre após a celebração de uma missa, na noite desse sábado (21). "Ainda não caiu a ficha. Ele vai fazer muita falta, já está fazendo na verdade. Não dá pra acreditar que ele se foi de uma maneira tão violenta, triste. Casemiro sempre andava com uma máquina fotográfica, registrando todos os momentos da igreja. Tem detalhes dele em todo canto", relatou o padre Firmino ao Uol.
Kazimerz somava 46 anos de sacerdócio, desses, 20 foram à frente da igreja brasiliense. Em nota, a arquidiocese de Brasília lamentou o fato e pediu orações.
Só neste ano, esta é a terceira vez que a igreja é roubada. Nas outras oportunidades foram furtados o sacrário -avaliado em R$ 20 mil- e todas as caixas de som -estimadas em R$ 10mil. "Cansamos de denunciar pra polícia os inúmeros furtos, arrombamentos. O padre foi uma vítima da violência do DF que não tem fim. Agora, ele morreu de uma forma brutal, por bandidos que não tem medo de nada", declarou o frequentador Laercio Lima.