Navio biblioteca aporta em Belém no dia 12 de novembro
Logos Hope fica na capital paraense até o dia 28, aberto a visitantes. Acervo tem 800 mil livros.
O navio biblioteca Logos Hope vai aportar em Belém no dia 12 de novembro, com mais de 800 mil livros a bordo. A embarcação ficará ancorada até 28 de novembro, na Escadinha do Cais do Porto. São esperados entre dois e cinco mil visitantes por dia.
“Expressar amor de forma prática a quem precisa promover a paz abraçando a diversidade e orientar as pessoas a uma vida com propósito”, disse Roberto Renger, coordenador e porta-voz do projeto. Renger ainda acrescentou que o objetivo é oferecer leitura de qualidade.
Os títulos da biblioteca são de esportes, culinária, saúde, ciência, artes, hobbies, literatura cristã, idiomas, literatura infantil, dicionários e atlas nas diversas línguas. A maioria em inglês. Cerca de 20 a 30% das obras estão em Português.
Segundo o coordenador, o principal objetivo dos tripulantes é compartilhar o conhecimento e levar esperança às pessoas. “Seminários sobre temas relevantes como casamento, conscientização sobre HIV/AIDS, higiene e tráfico humano podem fornecer um novo horizonte para mudanças. A vasta gama de literatura a bordo também oferece aos visitantes oportunidades de desenvolvimento pessoal e progressão na carreira”, disse.
Atualmente, a embarcação possui 400 tripulantes. Em seus quase 50 anos, o navio biblioteca já recebeu mais de 46 milhões de visitantes nos 160 países por onde passou.
Renger também acrescenta que depois que o navio passa por um porto a comunidade muda. Mesmo que um retorno da embarcação ao local demore de 10 a 30 anos é comum encontrar pessoas que se lembrem da visita anterior. “Mesmo em Belém, encontramos várias pessoas que se lembram dos Doulos vividamente, uma pessoa até conheceu sua (então futura) esposa a bordo”, finalizou.
O projeto navio biblioteca foi criado em 1973, tendo como primeira embarcação o Gustav Vasa, que se parecia mais com uma balsa e sua primeira rota foi o Atlântico Norte. Ao longo dos anos o projeto teve vários navios, como Logos, Doulos (tendo sido esse a atracar em Belém no ano de 1981), Logos II e atualmente o Logos Hope.
A GBA Ships (Good Books for All, “Bons livros para todos”) é uma empresa não governamental sediada na Alemanha, que financia o projeto desde o início. A tripulação inteira do Logos Hope é de voluntários. Quem tiver interesse em participar pode se inscrever no site: logoshope.org. Para se candidatar o único requisito é que a pessoa deve ter acima de 18 anos. Não é necessário ter formação acadêmica nem cursos.
O Logos Hope estará aberto a visitas de terça-feira a domingo. No domingo, apenas à tarde e à noite.
Por Bruna Oliveira.