Ataque mata cinco policiais e cinco civis em Burkina Faso
O ataque ocorre na véspera de uma reunião em Uagadugú do Conselho de Ministros do G5 Sahel.
Cinco policiais e ao menos cinco civis morreram na manhã desta segunda-feira em um ataque a um destacamento da polícia no norte de Burkina Faso, na região de fronteira com o Mali, informaram fontes de segurança.
"Dezenas de indivíduos armados realizaram um ataque contra o destacamento da polícia em Oursi, por volta das 03H00 local", disse um oficial à AFP. "Após várias horas de tiroteio, os agressores conseguiram entrar e, lamentavelmente, perdemos cinco agentes". Segundo outro oficial, cinco civis que trabalhavam para uma empresa privada também morreram.
Os agressores levaram "um grande número de armas e queimaram material", informaram várias fontes. O ataque ocorre na véspera de uma reunião em Uagadugú do Conselho de Ministros do G5 Sahel.
Burkina Faso está mergulhada há quase cinco anos em uma espiral de violência atribuída a movimentos jihadistas, alguns ligados à Al-Qaeda e outros ao grupo Estado Islâmico.
Desde o início de 2015, os ataques jihadistas, cada vez mais frequentes e mortíferos, especialmente no norte e no leste, já deixaram 649 mortos - segundo levantamento da AFP - e quase 500 mil deslocados internos ou refugiados, segundo a ONU.