40% dos empresários pretendem investir nos próximos meses

Maioria pretende utilizar recursos próprios para realizar as melhorias

por Daiane Crema qui, 07/11/2019 - 15:00

Parte dos micro e pequenos empresários brasileiros estão conseguindo perceber uma melhora nos negócios e por isso 40% pretendem investir em seus empreendimentos nos próximos três meses. Por outro lado, 37% não planejam fazer nenhum tipo de melhoria e 22% não sabem se devem realizar investimentos. É o que aponta o Indicador de Demanda por Crédito e Investimento, calculado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Entre os empresários que planejam investir, 54% têm a finalidade de aumentar as vendas, já 35% buscam atender ao crescimento da demanda e 23% adaptar o negócio a uma nova tecnologia. Para chegar a essas finalidades, os recursos serão direcionados a compra de máquinas equipamentos (30%), ampliação de estoque (25%), divulgação em mídia e propaganda (21%) e reforma da empresa (19%)

Para realizar os investimentos nas empresas, mais da metade dos entrevistados (56%) vão utilizar o capital guardado, principalmente recursos guardados. Enquanto 20% dos empresários precisarão realizar algum empréstimo em banco ou financeiras.

A maior justificativa entre os empresários que não vão investir é que não há necessidade (44%) ou relatam que o país ainda não saiu da crise (28%). Outros 26% dos empreendedores afirmam que fizeram investimentos recentemente e ainda estão aguardando retorno.

COMENTÁRIOS dos leitores