Conselho de Odontologia promove vacinação contra sarampo
Ação foi destinada aos profissionais de saúde com registro no CRO-PA. Prefeitura de Belém disponibilizou 300 doses da vacina.
Preocupado com o contato direto de seus profissionais com o público e o crescimento do número de casos de sarampo no Brasil, o Conselho Regional de Odontologia do Pará (CRO-PA) promoveu no último final de semana uma Ação de Vacinação contra a doença. A iniciativa foi destinada aos profissionais de saúde registrados no Conselho. Por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), 300 doses foram disponibilizadas.
“A campanha de vacinação contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar ao óbito. Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Por isso é importante orientar a população sobre a atualização do calendário vacinal, promovendo ações coletivas de educação em saúde com a comunidade para a prevenção de doenças por meio da vacinação”, destaca Mário Costa, da Comissão de Ética do CRO-PA.
Para a cirurgiã-dentista Luciana Bayma, de 47 anos de idade, a iniciativa do Conselho foi oportuna. “Em Janeiro, irei a São Paulo para um Congresso de Odontologia e estava preocupada com os casos da doença. Agora, depois dessa vacina fico tranquila”, disse.
Segundo dados do Ministério da Saúde, desde a primeira semana de 2019, o Brasil registrou 1.388 casos confirmados de sarampo, sendo que 1.322 deles (95,2%) ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Paraná. O restante, 66 infecções (4,8%), ocorreu nos outros Estados do Brasil.
Por Syanne Neno, especialmente para o LeiaJá.