Prisão: gestor de Itaquitinga sai do cargo após denúncias

Nos últimos dois meses, familiares e detentos realizaram uma série de protestos cobrando a saída do gerente

qui, 12/12/2019 - 08:35
LeiaJáImagens/ Arquivo No último mês, um grupo de presos instaurou uma greve de fome após afirmarem a presença de larvas nas refeições LeiaJáImagens/ Arquivo

Após denúncias envolvendo precariedade na alimentação, transferências ilegais e maus-tratos no Presídio de Itaquitinga, Zona da Mata Norte de Pernambuco, o gestor da unidade foi removido do cargo. Segundo o relato dos familiares, desde a chegada de Edvaldo Ferreira, as condições da cadeia só pioraram e a rotina dos reclusos passou a ser pautada pela fome.

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirmou a substituição de Edvaldo e já divulgou o nome do novo diretor. Atualmente no comando do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, Romero da Silva aguarda a publicação no Diário Oficial do Estado para assumir definitivamente a gerência de Itaquitinga.

"O que a gente queria era tirar ele", destacou o irmão de um detento que teme em se identificar. Na última terça-feira (10), um protesto feito por parentes bloqueou vias no Centro do Recife e estendeu-se ao portão da prisão para cobrar a saída de Edvaldo. Dentro da cadeia, parte dos presos se recusou a comer a “boia” até a melhoria das refeições.

COMENTÁRIOS dos leitores