Pessoas em situação de rua ganham abrigo para dormir

Prefeitura do Recife promete canto 'digno'. Espaço foi inaugurado nesta terça-feira (24)

por Nathan Santos ter, 24/12/2019 - 19:23
Andréa Rêgo Barros/PCR Até 100 pessoas deverão ser beneficiadas Andréa Rêgo Barros/PCR

“Passamos noites de frio na rua, sem cobertor, dormindo em cima de um papelão duro. Isso aqui é uma ajuda muito grande para sair da rua, mesmo que seja só a dormida, um banho, um local seguro para a gente dormir direito sem estar preocupado com pessoas que às vezes querem fazer maldade”. Nas palavras de Joelson Gomes da Silva há um breve retrato da dura vivência de quem faz das vias públicas uma moradia. Em situação de rua há 20 anos, Joelson comemora, porém, um ligeiro alívio ao saber que, a partir desta terça-feira (24), terá um canto estruturado para dormir.

Em meio ao clima natalino, a Prefeitura do Recife (PCR) inaugurou, hoje, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, que promete proporcionar um ambiente protegido e “digno” para o descanso e sono de pessoas que vivem em situação de rua na capital pernambucana, a exemplo de Joelson. O equipamento solidário fica na Travessa do Gusmão, sem número, no Bairro de São José, área central da cidade.

Segundo a Prefeitura do Recife, o acolhimento do abrigo será diário, das 19h às 7h. Serão oferecidos aos beneficiados espaços de convivência, banheiros e dormitórios. A estrutura tem capacidade para receber até 100 pessoas, entre homens, mulheres, adultos, idosos e pessoas com deficiência. “No local, os usuários receberão kits de higiene pessoal para utilizarem os banheiros. Também haverá espaços para guardar pertences pessoais. Entretanto, não será permitida a entrada com porte de materiais cortantes de qualquer natureza. O acesso ao abrigo será controlado por catraca, liberada após confirmada a de identificação, previamente elaborada por equipes da Secretaria Executiva de Assistência Social”, detalhou a PCR conforme informações da assessoria de comunicação.

Além do atendimento às pessoas que sofrem nas ruas da cidade, o abrigo oferece oportunidade de trabalho. Um dos 15 colaboradores é José Nilton Monteiro, de 38 anos, que já amargou a vivência em vias públicas. “Esse abrigo é muito importante e vai comportar pessoas que mais necessitam, que é os que vivem em vulnerabilidade social. Agradecemos o prefeito pela sensibilidade de dar de fato o que a gente merece com dignidade”, disse Monteiro, emocionado. Nilton comemora mais uma conquista. “Ganhei um presente de Natal com esse emprego através da prefeitura, e uma bolsa de estudos para cursar Psicologia, que é a área que eu me identifico. Agora eu vou dar a contrapartida, fazer para aqueles que precisam, o que fizeram por mim”, declarou Monteiro.

De acordo com o prefeito do Recife Geraldo Julio, o abrigo é um equipamento que dá continuidade ao trabalho solidário realizado no âmbito municipal. Recentemente o gestor lançou um restaurante popular que serve, diariamente, alimentação a vítimas da situação de rua.

“Esse abrigo que inauguramos hoje vem complementar toda uma rede que funciona em nossa cidade, que ainda tem tantos desafios para vencer, mas que é feita por gente que tem o desejo de cumprir a missão de ajudar quem mais precisa. Se hoje no Brasil tem gente que prefere governar de costas para o povo, nós vamos governar de mãos dadas, vencendo juntos os desafios”, disse Geraldo Julio.

Secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna destacou que, além do auxílio noturno, os usuários terão direito à alimentação, entre outros benefícios. “Esse espaço vai promover a dignidade humana, o acolhimento para essa população tão vulnerável. Uma forma de chegar mais perto dessa população, ter um diálogo, a equipe vai poder fazer uma intervenção mais qualificada. Além da dormida eles terão direito a almoço e jantar. Dentro dessa concepção de proteger e dar oportunidade, nós empregamos 15 pessoas da rua neste equipamento. São pessoas que já passaram por nossa rede de acolhimento e precisavam de uma oportunidade de emprego. Uma chance que vai dar um novo significado na vida dessas pessoas”, acrescentou Ana Rita.

Cadastros serão realizados para que sejam listadas as pessoas beneficiadas pelo serviço. A PCR promete diversos serviços que vão além da estrutura para descanso. “O cadastro irá permitir aos frequentadores o devido acompanhamento psicossocial, já que o espaço contará com a presença de psicólogos, assistentes sociais e cuidadores. Também haverá equipes administrativas, portaria e serviços gerais. Além disso, ações coletivas poderão ser realizadas no espaço para viabilizar serviços de relacionados à saúde, segurança e políticas sobre drogas. Idosos, pessoa com deficiência e pessoas que vivem a menos tempo em situação de rua serão prioridade do acesso ao Abrigo Noturno. Para garantir o bom convívio dos usuários e manter saudável a rotina do equipamento, um contrato de convivência interna está sendo elaborado pela SDSJPDDH com o objetivo de nortear as regras a serem seguidas no ambiente. O regimento será entregue aos frequentadores e estará disponível no abrigo”, informou o órgão.

Momento propício

O período natalino reflete solidariedade. Época em que parte da população, baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo, intensifica ações de ajuda aos próximos, principalmente em prol de pessoas pobres. O arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, participou da inauguração do abrigo; o religioso relacionou o momento aos verdadeiros propósitos do Natal.

“Esta é uma importante ação, principalmente porque esta época do ano, o Natal, a população está muito voltada para as questões sociais. Ficamos de coração partido quando caminhamos pelo Recife e vemos tanta gente em situação de rua. Oferecer um leito é algo muito significativo. Este abrigo e os restaurantes demonstram mais respeito e dignidade para com as populações de rua”, disse o líder católico.

Com informações da assessoria de comunicação da PCR

COMENTÁRIOS dos leitores