Governo de PE restringe informações da PM para a imprensa

Por meio de portaria publicada este mês, o Governo do Estado veda entrevistas e divulgações de imagens sobre fatos negativos

por Francine Nascimento sab, 28/12/2019 - 13:55
Reprodução/Instagram/PM-PE Reprodução/Instagram/PM-PE

Em uma forma de censurar a divulgação de informações sobre o trabalho da Polícia Militar para a imprensa, o Governo de Pernambuco publicou uma portaria na véspera de Natal em que veda a concessão de entrevistas, bem como a vinculação de imagens de casos policiais negativos. Somente poderão ser noticiados os fatos considerados positivos ou neutros, omitindo assim, a real condição de violência no Estado.

No caso das entrevistas e dos esclarecimentos de dados, os agentes da PM somente estarão autorizados a falar com a imprensa perante decisão do Comando Geral da PM. As imagens de suspeitos indo presos em flagrante também estão proibidas de serem enviadas à imprensa ou publicadas em redes sociais e sites. 

“Veda-se terminantemente a divulgação de imagens de policiais militares nas redes sociais como sites, Instagram, Facebook, Whatsapp, Twitter, Youtube e semelhantes, que estejam em situações constrangedoras, degradantes ou que exponham a imagem dele e da Corporação”, diz a portaria.

A determinação, no entanto, não vale para a Polícia Civil. Desde 2017 que a Secretaria de Defesa Social não divulga mais diariamente informações detalhadas de homicídios, como nome da vítima, idade e dia e local do crime. 

COMENTÁRIOS dos leitores