Comércio de alimentos é fiscalizado em praias do Recife
De olho no período de férias, a Vigilância Sanitária vai recolher produtos impróprios e orientar comerciantes e consumidores
Na manhã deste sábado (4), uma equipe da Vigilância Sanitária percorreu as orlas de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, localizadas na Zona Sul do Recife, e iniciou o período de fiscalização do comércio de alimentos nas praias. A inspeção, realizada aos fins de semana, segue até fevereiro com o intuito de evitar doenças transmitidas através da armazenagem inadequada.
Além de recolher produtos impróprios para consumo, ambulantes e quiosques vão receber orientações sobre a temperatura ideal de conservação e o tipo de recipiente adequado. "Explicamos ao vendedor o motivo pelo qual a mercadoria está sendo apreendida e, na mesma hora, orientamos sobre como ele deve fazer para levar o produto para vender, na próxima vez", explica a gerente da Vigilância Sanitária Daniele Feitosa.
Só no ano passado, cerca de 21 mil casos de doenças diarreicas agudas foram registrados. O que representa um aumento de 18% em relação a 2018. Dentre as orientações, os comerciantes devem usar roupas claras e manter o cabelo preso. Aos que utilizam gelo, o produto deve conter selo sanitário de autorização para conservar carnes, ostras, camarão, queijos e embutidos.
Molhos como ketchup e maionese devem ser fornecidos apenas em sachês. Frutas e verduras devem estar cortadas e guardadas em recipientes com tampas. Material de vidro não foi permitido. Todos os produtos devem evitar exposição ao sol.