Ataque russo deixa cinco civis mortos no noroeste da Síria

Ajudadas pela aviação russa, as forças do governo Bashar al-Assad retomaram nos últimos dias os bombardeios na região de Idlib e em setores das províncias vizinhas de Aleppo e Lataquia

sab, 18/01/2020 - 13:08
Aaref WATAD Socorristas trabalham nos escombros de uma casa, após ataque aéreo em Bala, no oeste da província síria de Aleppo, em 18 de janeiro de 2020 Aaref WATAD

Pelo menos cinco civis morreram neste sábado (18), em um ataque aéreo russo em uma localidade do noroeste da Síria - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Um avião russo lançou um ataque à meia-noite passada na localidade de Bala, situada no oeste da província de Aleppo, matando cinco civis, entre eles três crianças", relatou o OSDH.

"Um homem, sua mulher e suas duas filhas estão entre as vítimas", disse à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Ajudadas pela aviação russa, as forças do governo Bashar al-Assad retomaram nos últimos dias os bombardeios na região de Idlib e em setores das províncias vizinhas de Aleppo e Lataquia. Ambas são controladas pelos extremistas do Hayat Tahrir al-Sham (HTS, ex-filial síria da Al-Qaeda). Nestas áreas também estão presentes outros grupos rebeldes.

Estes ataques acontecem apesar da trégua patrocinada pela Rússia, aliada de Damasco, e pela Turquia, que apoia alguns rebeldes. Em Bala, ficou um grande buraco perto de uma casa de dois andares.

Segundo o OSDH, a Força Aérea russa lançou bombardeios na madrugada de sábado contra vários povoados do oeste de Aleppo e da província de Idlib.

O Observatório informou que 28 civis, entre eles oito crianças, morreram nos bombardeios desde quarta-feira, assim como 58 combatentes pró-governo e 67 extremistas.

Em paralelo, nove civis morreram, e 30 ficaram feridos por foguetes lançados por jihadistas sobre bairros da cidade de Aleppo sob controle do governo.

COMENTÁRIOS dos leitores