Cientistas encontram oxigênio em galáxia distante

Descoberta foi feita com a utilização de radiotelescópios por equipe do Observatório Astronômico de Xangai

por ter, 03/03/2020 - 16:42

Através do recente estudo realizado pelo The Antrophysical Journal, astrônomos acharam oxigênio molecular numa distante galáxia, sendo a primeira vez que esse elemento básico à vida humana foi detectado fora da Via Láctea.

A descoberta foi feita pela equipe liderada pelo cientista Junzhi Wang, astrônomo do Observatório Astronômico de Xangai, que relatou a descoberta numa longínqua galáxia, chamada Markarian 231, localizada a 581 milhões de anos-luz da Via Láctea, através do uso de radiotelescópios localizados na Terra.

Apesar de Markarian 231 conter a mesma forma de oxigênio que respiramos, é importante ressaltar que não poderíamos simplesmente inalar esse componente. Isso porque o oxigênio não está misturado com a quantidade certa de nitrogênio, dióxido de carbono, metano e outras moléculas que formam o ar respirável para humanos e outros organismos, sem contar os inúmeros requerimentos fisiológicos para o desenvolvimento da vida humana. Porém, com essa nova descoberta, cientistas podem estudar de forma mais aprofundada a influência do elemento em desenvolvimento planetário, galáctico e estelar, e de alguma forma comprovar a possível habitação humana fora da Terra.

Por Junior Coneglian