Missas serão realizadas sem fiéis e com exibição na web

Arcebispo de Olinda e Recife orientou que casamentos e batizados sejam adiados

qua, 18/03/2020 - 16:01
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Padres e diáconos com mais de 60 anos deverão entrar em período de quarentena Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, assinou, nesta quarta-feira (18), novas determinações para as celebrações religiosas durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as decisões, está a realização de missas com portas fechadas e transmissão ao vivo por internet. 

A participação dos fiéis está cancelada não só nas igrejas, mas também nas capelas, oratórios, santuários e basílicas. As missas de domingo na Igreja Catedral e na Matriz de cada paróquia deverão ser celebradas com equipe reduzida e transmitidas ao vivo. As celebrações da Semana Santa também seguirão as mesmas regras.

Em comunicado anterior, da terça-feira (17), a Arquidiocese destacava: "Diante dos inadiáveis compromissos econômicos das paróquias, apelamos à consciência dos fiéis a manter a fidelidade ao dízimo". No novo documento, o arcebispo solicita que cada paróquia, por meio da Comissão Pastoral para o Dízimo, oriente os fiéis como implementar este apelo.

Os padres foram orientados a permanecer nas paróquias. Aqueles com mais de 60 anos deverão entrar em período de quarentena. Confissões serão realizadas somente em caso de real necessidade. "No tocante às celebrações de casamentos e batizados, recomendamos que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência do casamento, seja celebrado em privado, com reduzido número de pessoas", escreve o arcebispo.

A Arquidiocese de Olinda e Recife possui arquidioceses também nos municípios de Abreu e Lima, Amaraji, Araçoiaba, Fernando de Noronha, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paulista, Pombos, Primavera, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

COMENTÁRIOS dos leitores