Paraense infectado com coronavírus está sendo monitorado

Homem de 37 anos está em isolamento domiciliar; 19 casos estão sendo investigados no estado

qua, 18/03/2020 - 19:20
Filipe Bispo/LeiaJáImagens Governador Helder Barbalho confirmou o caso Filipe Bispo/LeiaJáImagens

BELÉM - O Estado do Pará tem 19 casos suspeitos e um confirmado de Covid-19. O paciente que apresenta a infecção, um homem de 37 anos, esteve no Rio de Janeiro durante o carnaval, retornou para Belém no dia 2 de março e começou a manifestar sintomas no dia 6, quando foi hospitalizado.

As informações foram passadas pelo secretário estadual de Saúde, Alberto Beltrame, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (18), em Belém. Também falaram com os jornalistas, o governador do Estado, Helder Barbalho, e o secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

O paciente infectado recebeu alta hospitalar e está em isolamento domiciliar. O estado de saúde dele é considerado estável, informou Beltrame. “As pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas”, destacou o secretário.

De acordo com o governador Helder Barbalho, por volta das 15h desta quarta-feira a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou o caso. “É importante tranquilizar a população. Já estamos tendo atenção especial com as pessoas que tiveram contato com ele”, afirmou o governador. “O Instituto Evandro Chagas está servindo ao Estado com 15 laboratórios.  Recebemos equipamentos do Ministério da Saúde para auxiliar nos próximos exames”, complementou.

O secretário de Vigilância em Saúde Wanderson Oliveira disse que o Ministério está capacitando todos os Estados brasileiros com testes laboratoriais. Inicialmente, com 30 mil testes produzidos pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, e 15 mil testes da rede nacional de laboratórios públicos. “A cada três dias dobram os casos. Foram registrados 8.219 mil casos, mas 1.890 foram descartados. Em todo o Brasil estamos tomando medidas de segurança. Foi criado um comitê de emergência com medidas de contingências”, afirma. “Todos os casos de síndrome respiratória aguda grave serão testados.”

“Um caso confirmado não altera o plano de contingências”, afirmou o secretário Alberto Beltrame. Segundo ele, não há transmissão local ou comunitária do vírus no Pará. O paciente contraiu a infecção no Rio de Janeiro.

Beltrame disse que a Sespa e o governo do Pará estão reunindo esforços para honrar com o compromisso de informar os cidadãos sobre o primeiro caso de infecção no Estado. “Estamos preparados para atender a intervenção com orientações corretas e informações sobre sinais e sintomas”, informou. “Hoje tivemos uma reunião com servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para atender às demandas necessárias e levar servidores para os interiores”, complementou.

A partir do Pará, o Ministério da Saúde começa um processo de automação da investigação laboratorial da Covid-19 no Lacen (Laboratório Central da Sespa). A meta é liberar o Instituto Evandro Chagas para pesquisas e apoio nacional. Também será ampliada a capacidade de atenção laboratorial aos municípios do interior do Estado.

O governador Helder Barbalho reforçou as orientações contidas no decreto sobre prevenção e controle do coronavírus divulgado no início da semana. Informou, também, que os shoppings de Belém passarão a funcionar em novo horário – de 12 às 20 horas – nos próximos dias, para se adequar às medidas preventivas.

O Ministério da Saúde oferece informações detalhadas sobre a pandemia em seu site oficial.

COMENTÁRIOS dos leitores