Pets podem transmitir coronavírus?
Especialista comenta que a Covid-19 não tem a ver com o vírus que pode contaminar os animais
Em meio a proliferação de coronavírus (Covid-19), as dúvidas em diferentes áreas são frequentes e uma das que mais intrigam a população é saber se os animais domésticos podem ser contaminados ou transmitir o vírus.
Cães e gatos podem contrair um tipo de coronavírus próprio de suas espécies - que não tem a ver com a Covid-19 - e que não é transmitido para o homem. "Nós humanos somos contaminados só de ter contato com alguém doente. Os animais não, eles não vão se contaminar com o vírus humano nem transmiti-lo", explica a médica veterinária Karla Oliveira, que também orienta para os cuidados com o pet em meio a pandemia. "É não deixar o animal farejar muito e limpar as patas, caso continue a rotina de passeio. Alguns profissionais não notam perigo no álcool gel para os bichinhos, mas é preferível lenços umedecidos que evitam possíveis alergias", complementa.
Antes do isolamento, o contador Bruno Christian, 22 anos, costumava dar algumas voltas pelo bairro com a yorkshire Nina. Mas esse hábito teve algumas mudanças. "Agora, em quarentena, só a levo para fazer necessidades, já que moro em apartamento. Com uma saída de 10 minutos resolvo essa situação. Como o espaço no imóvel é limitado, procuro entretê-la com brinquedos e ossinhos", conta.